Preparativos finais para 3ª EFACIR

Faltam menos de 30 dias para a maior festa tradicional de Riqueza

Em ritmo de descontração, de alegria e de muita expectativa a 3ª edição da EFACIR, Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Riqueza chega aos seus preparativos finais. Há menos de 30 dias para a festa, os organizadores já projetam um grande público a fim de superar amplamente as edições anteriores. A EFACIR acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Parque do CTG Sem Fronteiras. Conforme o Prefeito Municipal de Riqueza, Renaldo Mueller a festa cresce a passos largos a cada nova edição. Na última feira, realizada em 2007, um público de mais de 10 mil pessoas circulou pelo evento. Na edição deste ano, a expectativa é chegar a um público superior à 15 mil pessoas.

Exposição Agropecuária

O município de Riqueza se destaca no cenário agropecuário pelo potencial leiteiro, pela qualidade genética de seus rebanhos e pela iniciativa dos produtores em exporem seus rebanhos na 2ª Mostra da Bezerra. Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Sadi Saugo, 38 expositores já estão confirmados para a Mostra. Ele destaca que há possibilidade também da realização do Torneio Leiteiro. "O torneio corresponde a uma prova de ordenhadeira para testar o potencial leiteiro das vacas. A vaca que produzir mais leite durante o dia, vencerá a disputa", explica. O secretário solicita aos agricultores interessados em participar do Torneio Leiteiro, que entrem em contato com a prefeitura no telefone 49 3675-0033.

Durante a EFACIR deste ano, acontece também o lançamento do livro de receitas "Riqueza de Saúde e Sabores" das mulheres agricultoras do município. O lançamento acontecerá durante solenidade de Abertura da 3ª EFACIR, às 20 horas no dia 4 de dezembro. A obra literária é de autoria de 14 mulheres agricultoras, idosas, Clube de Mães e integrantes das comunidades, na contribuição individual de receitas e de dicas medicinais. Conforme a facilitadora do Projeto Microbacias II, Rudinéia Lazaroto, o livro é uma síntese dos cursos desenvolvidos dentro do Projeto Microbacias II, aliado aos conhecimentos individuais. A obra estará à venda durante os três dias de feira. A aquisição dos livros pode ser efetuada no estande Grupo Mulheres MB2 Riqueza. Rudinéia garante que no estande também haverá degustação de algumas das receitas presentes no livro.

Ainda dentro do Projeto Microbacias II, através da Associação Riquezense dos Piscicultores, será realizada a comercialização de pratos à base de peixe, como pastel de peixe e filé de tilápia. A venda acontecerá em estande próprio dos piscicultores durante os três dias de evento.

Os expositores de produtos coloniais também terão a oportunidade de obter um incremento nas vendas durante a 3ª EFACIR, com a exposição de queijo, vinho, bolacha, frutas, doces, geléia, salame e demais produtos com a qualidade da Agricultura Familiar. Nesta sexta-feira, dia 13, haverá uma importante reunião sobre as exposições de produtos coloniais às 14 horas no Centro Social Urbano de Riqueza.

Exposições Comerciais e Industriais

Os trabalhadores do comércio e da indústria também têm a oportunidade de redimensionar seus negócios, de forma a expor todo o potencial de seus produtos na 3ª EFACIR. Conforme a secretária da CCO, Comissão Central Organizadora, Miriam Muller, é grande a procura pelos estandes por empresas de fora do município. "Já estão confirmadas empresas do ramo de móveis, confecções, malhas, informática, celulares, automóveis, equipamentos agrícolas e motos", informa Miriam.  Ela comunica ainda que a reserva de estandes pode ser feita no telefone 49 3675-0033, diretamente com os organizadores.

Prefeitura Municipal de Riqueza