Agricultores de Riqueza visitam produtores de flores em Concórdia

Com o objetivo de iniciar novas alternativas de renda, produtores de Riqueza visitam produtores de plantas ornamentais do município de Concórdia.

Os agricultores Thiago Gurke, Cleusa dos Santos, Carmen Furlaneto, Secretário de Agricultura Sadi Saúgo e a Eng. Agr. Ext. Microbacia Rudinéia Lazaroto acompanhados da  Ext.  Rosani Michelon de Concórdia visitaram dois locais de produção.

Foi visitada a propriedade da produtora Miriam Marquetti que produz vasos e caixarias de flores com atendimento direto aos consumidores e floriculturas, e o produtor Sestilio Gorlin que produz plantas ornamentais. Miriam ressaltou as dificuldades da produção no inicio, a importância da formação através do curso profissionalizante de Floricultura da Epagri em Joinville, o apoio da equipe local, bem como, as dificuldades enfrentadas na produção e comercialização, ressaltando o gosto pela atividade. Ela produz flores ornamentais, caixarias com flores de inverno e verão, contando com ajuda de sua filha e funcionários.

O produtor Sestilio, aposentado da Embrapa, tem ajuda da mulher Helena e funcionários. Produz flores, folhas e mudas de árvores nativas e ornamentais. Sua empresa Nativa Flores e Plantas, produz gerânios pendentes de 24 cores, fúcsias, impaciens, bromélias, ciclame, brinco de princesa, verbena, gérbera, samambaias e cactos. A propriedade possui uma ára de 262 mil metros quadrados com mata nativa, tendo duas estufas, uma de 15x35m e outra de 4x10m. O viveiro possui  mais de 300 mil mudas de arvores nativas e ornamentais, dentre elas canela-doce, grevílea, quaresmeira e palmeira real. Os produtores trocaram experiências e visualizaram na prática a produção e comercialização das plantas ornamentais.

"A troca de experiências sem dúvida é a uma das formas mais prática de assimilar o processo de produção e comercialização. È através da visualização e a troca de informações entre produtores que estão motivados engajados na atividade, que podemos verificar se  realmente, estamos preparados para implantar a atividade", comenta a Eng. Agr. Rudinéia Maria Lazaroto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Riqueza