Escolas municipais e Creche recebem ações do Programa Saúde na Escola em Riqueza

A equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde está realizando nas escolas municipais de Riqueza ações de promoção e avaliação da saúde bucal, através do Programa Saúde na Escola (PSE). Este trabalho já vem sendo realizado no município há muitos anos. “São ações em parceria entre as secretarias de saúde e educação, e fazem parte das ações do Programa Saúde na Escola na área de odontologia.

São realizadas atividades de promoção de saúde bucal; palestras, vídeos educativos, escovação dental (entrega de escovas); instruções de utilização do creme dental e fio dental, avaliação da saúde bucal das crianças, que após avaliação são encaminhadas para atendimento clínico.

A equipe de dentistas já vem realizando este trabalho com os alunos da Educação Infantil pré-escola e Ensino Fundamental até o 5º ano, enfatizando sobre alimentação e cuidados com a saúde geral e a premissa que a saúde começa pela boca, nada mais correto do que se enfatizar os cuidados com a saúde bucal e bons hábitos alimentares.

O Programa Saúde na Escola é um programa intersetorial entre secretaria municipal de Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças e adolescentes, desde os centros de educação infantil até ensino fundamental.