SETEMBRO AMARELO: Uma conversa séria!

No mês de setembro, é realizada a campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida, o Setembro Amarelo. É com este intuito que o Município de Riqueza, através da Secretaria a Municipal de Saúde e o Departamento Municipal de Assistência Social promovem um dia para falar sobre este assunto.

No dia 04 de setembro o município contará com a presença do profissional Abel Petter de São Miguel do Oeste, que irá trabalhar sobre o tema: “Suicídio – Falando abertamente”.

Segundo a psicóloga Cacieli de Oliveira, ainda há muito preconceito envolvido e as pessoas têm vergonha de falar quando não estão bem e de pedir ajuda. Ou mesmo, quando alguém parece não estar bem, muitas vezes não se sabe como ajudar. Há muitos mitos e tabus em torno deste tema. O Setembro Amarelo é uma campanha que vem para mudar isso. Propõe a nossa comunidade que mude a forma de se comunicar sobre os problemas emocionais e os transtornos mentais, e sobre buscar ajuda quando não se está bem.

“Deste modo, a equipe técnica de Saúde e Assistência Social, busca, por meio desta atividade, estabelecer estratégias para prevenir, bem como, acolher a pessoa em sofrimento, pois na maior parte, os casos de morte por suicídio, estão relacionados a transtornos mentais”, destaca a psicóloga Cynthia Ferraboli.

Segue o cronograma com a programação de todas atividades que irão ocorrer neste dia: