PLANTIO DE ÁRVORES REVITALIZA E MUDA AMBIENTE DE ESCOLAR

A preservação do Meio Ambiente é cada vez mais importante em nosso planeta. E foi pensando em contribuir com essa causa que alunos e professores da EEF Eulina Alves De Gouveia Marcelino, localizada na Vila Cambucica interior de Riqueza, desenvolvem há alguns anos o projeto interdisiciplinar intitulado “pomar na escola”. Este projeto ocorre através da parceria entre a Escola, Secretaria de Agricultura e Epagri do município para revitalizar o pomar já existente na escola e promover novas práticas educativas. Por meio desta colaboração, na última quinta-feira, 23 de agosto foram revitalizados espaços da escola que não estavam sendo utilizados com o plantio de árvores frutíferas.

Os extensionistas da Epagri Douglas Gato e Luis Carlos Jornada do Amaral juntamente com o agrônomo da prefeitura Ederson Secchi abordaram sobre o plantio e preparo do solo, assuntos técnicos sobre conservação e correção da fertilidade do solo, qualidade e procedência das mudas frutíferas, enxertia de videira, poda inicial, condução da muda, irrigação e controle de pragas. “Além de melhorar a qualidade de vida das crianças no ambiente escolar, o pomar propiciará aos alunos um maior contato com a natureza, incentivando a preservação do meio ambiente”, Ederson agrônomo da prefeitura.

“Todo esse trabalho é fundamentado na proposta curricular de Santa Catarina, que prevê a formação integral do aluno o projeto envolveu toda a escola, alunos e comunidade local. A Escola Estadual Eulina Alves De Gouveia Marcelino é uma escola de campo, unidade de referência didática aberta a comunidade para multiplicar conhecimento na pratica. Para 2019, novas ações já estão sendo planejadas, ” Afirma a diretora Sandra Peretti.