RIQUEZA FORMA JOVENS PROTETORES

O Programa Protetores Ambientais tem 22 novos integrantes riquezenses. Os alunos da E.E.B Professora Genoveva Dalla Costa formaram-se na noite desta quinta-feira, 29. O ato foi realizado no Centro Social Urbano, e contou com a presença dos alunos, familiares e autoridades.
“Esta é a 18ª turma na região. Já somamos cerca de 500 protetores ambientais. O objetivo é construir uma nova consciência, a de preservação de um bem que é de todos: o meio ambiente”, afirmou o comandante da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, Everton Roncaglio.

A turma iniciou as aulas no primeiro semestre deste ano. Com uma carga horária de 180 horas/aula, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas em temas relacionados ao meio ambiente. Os protetores também receberam material didático e uniforme do programa. As aulas tiveram foco nas questões de educação ambiental e objetivaram capacitar os 22 adolescentes a serem multiplicadores dos ensinamentos recebidos durante o curso, sensibilizando também outras pessoas quanto à importância da proteção ao meio ambiente.

Durante o período do curso, os protetores ambientais realizaram viagem de estudos ao Parque das Araucárias no município de São Domingos, a sede da Polícia Militar Ambiental e a Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC em São Miguel do Oeste e para potencializar o aprendizado na disciplina de gestão de resíduos realizaram uma visita técnica a Sernil de Iporã do Oeste sempre com apoio da Administração Municipal.

Riqueza recebeu o curso pela primeira vez. Para a Secretária de Educação, Elení Rutzen Endrigo, o programa Protetor Ambiental é fundamental para que estes jovens se tornem multiplicadores de conhecimento. “O meio ambiente é a nossa casa, por isso cada vez mais precisamos aprender a protegê-lo, assim garantiremos uma vida mais saudável e duradoura por muitos anos. Parabéns a todos os formados e suas famílias. Sem dúvida, os Protetores Ambientais farão parte de muitas ações dentro do nosso município, dando continuidade a tudo que aprenderam”, afirma.