Participantes do Programa Mulheres em Campo realizam feira e comercializam produtos

   Competência, superação, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Estas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocupar novos espaços no meio rural. Neste sentido, a Administração Municipal de Riqueza busca, cada vez mais, ampliar o protagonismo feminino nas propriedades do município.

   A partir deste objetivo, frequentemente são firmadas parcerias com potencial de contribuir com o crescimento pessoal e profissional das mulheres. Exemplo disso, é a realização do Programa Mulheres em Campo, do Senar, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura, Departamento de Assistência Social, Epagri, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Sindicato Rural.

   A capacitação foi realizada nos últimos meses e desenvolvida com onze mulheres da região de Linha Anta Gorda Alta. A carga horária, de 40 horas, foi dividida em cinco encontros de 08h, onde as mulheres participaram de discussões, dinâmicas, estudos de caso, atividades de grupo e atividades individuais – aprendendo a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

   Como forma de encerramento das atividades, uma feira de produtos do campo foi realizada na tarde da última quinta-feira, dia 17 de outubro. Na oportunidade, as participantes comercializaram produtos coloniais, panificados e artesanatos desenvolvidos em suas propriedades. As vendas ocorreram na Praça Municipal Alberto Pasa.

   De acordo com a instrutora do Senar, Ivania Begnini Zingler, ministrante do curso, o desempenho das mulheres foi muito interessante: “no primeiro encontro elas chegaram tímidas, quando começamos a planejar a feira elas pensavam que não dariam conta, que não tinham produtos para expor; mas hoje vemos o espetáculo que é o trabalho delas. Todas melhoraram a si mesmas e levarão o aprendizado para toda a vida”.

   A participante Senira Pesamosca, de Linha Anta Gorda Alta, aproveitou a oportunidade para comercializar batata crem, açafrão da terra, alecrim e chinelos decorados. “Gostei muito do curso, nós aprendemos bastante. Eu sempre gosto de aproveitar todos os cursos, achei muito bacana e espero que tenham outros semelhantes a esse. Foi muito bom”, comenta.

   Jucélia Leite, de Linha Anta Gorda Baixa, comercializou tiaras, laços de cabelo, roupas, capas de térmicas, bolachas e salgadinhos. “O programa proporcionou união e descontração entre as participantes. Aprendemos muitas coisas importantes para o dia a dia. A feirinha foi uma experiência muito boa para saber lidar com o público, aprendemos como vender, como calcular os gastos e ganhos, então foi muito produtivo”.

   O Prefeito de Riqueza, Renaldo Mueller, também esteve presente e prestigiou o trabalho das mulheres riquezenses: “Ficamos honrados por fazer parte. A feira demonstra o resultado do empenho e da dedicação das agricultoras e de um grupo de pessoas que acredita no potencial de cada uma delas. Parabenizamos às participantes, à professora e às entidades parceiras pelo sucesso do programa”.

 

 

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa