Neste ano, 1.336 munícipes riquezenses já receberam imunização contra a gripe

Assim como acontece nos demais municípios do país, a Secretaria de Saúde de Riqueza está trabalhando na realização de mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste ano, a expectativa é que, dentre todos os grupos prioritários, aproximadamente 1.700 riquezenses recebam a imunização.

De acordo com as informações, devido à Pandemia do novo Coronavírus, em 2020 a Campanha está acontecendo de maneira diferente. Ao invés de serem aplicadas as doses apenas diretamente na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde, está sendo desenvolvido um cronograma em locais alternativos, com datas e horários específicos e previamente divulgados pelo setor.

A iniciativa considera o momento delicado que vive-se atualmente, em que é necessário que sejam evitadas as aglomerações. Neste sentido, a estratégia diminui o risco de contaminação e transmissão da Covid-19, visto que a Unidade Básica de Saúde é um ambiente de ampla circulação de pessoas que, muitas vezes, podem estar mais vulneráveis à doença.

A principal exceção dessa medida é o grupo formado pelas crianças de seis meses a menores de seis anos. Neste caso, os pais/responsáveis podem levar seus filhos na Unidade Básica de Saúde, pois é uma oportunidade para que sejam conferidas as Cadernetas de Vacinas e, caso haja a necessidade, aplicadas as doses necessárias.

Conforme relatório divulgado pela Secretaria, até o dia 12 de maio foram aplicadas 1.336 doses, representando aproximadamente 78,6% do público que deve receber a imunização. Foram vacinados 71 trabalhadores da saúde; 830 idosos; 229 doentes crônicos; 04 profissionais das forças de segurança e salvamento; 36 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo; 21 gestantes, 01 puérpera e 144 crianças.

Aos integrantes do público-alvo acima mencionado que ainda não procuraram a imunização neste ano de 2020, lembramos que a Campanha se estende até o dia 05 de junho, mediante apresentação do Cartão do SUS e da Caderneta de Vacinas. Inclusive, a partir do dia 18 de maio, também poderão receber a vacina as pessoas de 55 a 59 anos e os professores da rede pública e privada.

É importante reforçar, ainda, que a aplicação das doses também está acontecendo diariamente na Unidade Básica de Saúde, como ocorria nos anos anteriores (com exceção das crianças). No entanto, a fim de evitar aglomerações neste período de Pandemia, ações de vacinação estão sendo programadas em datas, locais e horários específicos, que são definidos e prontamente divulgados nas redes sociais da Prefeitura e nos programas informativos de rádio.