Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (30) em nosso município. Foram imunizados idosos, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, e portadores de doenças crônicas que apresentam comorbidades.

A campanha começou no dia 22 de abril e teve como público-alvo 1.539 munícipes Riquezenses. A meta do governo era imunizar 80% dessa população. Até o momento foram vacinados 1.042 pessoas dos grupos prioritários, totalizando 96,48%, mais 449 portadores de doenças crônicas com comorbidade.

A gripe (influenza) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2, Influenza B). A vacina é feita de vírus inativado, ou seja, vírus morto e não desenvolve a doença.

Fonte: Enfermeira Gabriela Marostica e Téc. Enf. Responsável pela Epidemiologia Lúcia Rohde