Produção de vinho é incentivada em Riqueza

O fomento à produção de uva e vinho faz ano após ano a atividade agrícola crescer no município de Riqueza. Novos adeptos firmam-se na empenhada plantação da uva, como também na fabricação e comercialização do vinho. No intuito de incentivar a atividade, a Epagri promoveu no último dia 12, uma visita técnica ao município de Palmitos, conforme solicitação dos produtores riquezenses.

Participaram da visitação cerca de 10 produtores, juntamente com o facilitador do Projeto Microbacias, Clairton Bernardo e o técnico da Epagri, Ademir Prass. Na ocasião foram visitados os parreirais do produtor de vinho, Sr Luis Antônio Cavaleri no interior do município palmitense. Posteriormente foram conhecidas as instalações da cantina da Associação Palmitense de Vitivinicultores, todo o processo de filtragem, armazenamento e engarrafamento da bebida. Também foi conhecida a Cantina Vacarin, no conhecimento amplo de todo o processo de fabricação.

Conforme o facilitador do Projeto Microbacias, Clairton Bernardo, a visita técnica cumpriu um importante papel de orientação e delimitação de estratégias para a eficiência da atividade no município riquezense. "Conhecer todo o desenrolar do processo de produção do vinho, nos permite estabelecer metas e expectativas quanto ao desenvolvimento da vitinicultura em Riqueza, especialmente no entendimento quanto à fabricação, processo de enxertia da videira, armazenamento, comercialização e toda a legislação que ampara a produção", ressalta.

Prefeitura Municipal de Riqueza