Riqueza é destaque pela qualidade do seu Rebanho Leiteiro

Programa de Melhoramento Genético estimula a atividade leiteira no município

A produção de leite em Riqueza é uma das principais alternativas de renda para a agricultura familiar. A atividade vem se fortalecendo a cada dia, especialmente em função do Melhoramento Genético dos Rebanhos, programa desenvolvido pelo Departamento Municipal de Agricultura. O processo de melhoramento é feito através da inseminação artificial: o uso de sêmen de raças geneticamente melhores.

A inseminação artificial é incentivada especialmente pela diminuição de custo e a facilitação no atendimento aos agricultores. O programa consiste em uma banca de sêmen com três mil doses de alta qualidade das raças Jersey, Holandês, Gir e Nelore, que são fornecidos gratuitamente aos inseminadores que atendem no município. Além do sêmen, o município fornece o nitrogênio para botijões, luvas e baínhas para execução do serviço.

O produtor tem apenas o custo da mão de obra, que é padronizada para todo o município. O custo da inseminação também é padronizado no valor de 15 reais. A Inseminação Artificial fornece inúmeras vantagens, especialmente financeiras ao produtor. Além do custo da inseminação, que é mais baixo do que a manutenção do touro, ela permite o uso de sêmen de touros de melhor qualidade, com a facilidade na troca do touro. Na inseminação também o risco de transmissão de doenças é menor.

Conforme a Secretaria de Agricultura de Riqueza, todas as comunidades do município serão atendidas. Os produtores devem prestar atenção ao momento que os animais entrarem no cio.  Se o cio for detectado pela parte da manhã, o inseminador deve ser avisado para comparecer à tarde. Caso o cio seja detectado à tarde ou à noite,  o inseminador deve ser avisado para comparecer na manhã do dia seguinte. Dúvidas e outras informações podem ser adquiridas junto ao Departamento Municipal de Agricultura, no prédio da Prefeitura.

O atendimento dos inseminadores no município será realizado conforme descrição abaixo:

• Linhas Jataí, Vila Nova e Brilhante. Inseminador: Ildo Dalvit de linha Jataí.
  • Linha Iracema e Serafini e Riqueza. Inseminador: Evandro Preto.
  • Linha Cambucica, Miraguaí, Consoladora, Flor da Serra, Três Forquilhas, São Roque, Pato Branco. Inseminador: Junior Stefen.
  • Linhas Conceição, Cadete e Farroupilha. Inseminador Elio Gasparin.
  • Sede de Riqueza e Linha Alta Riqueza. Inseminador: Edemar Mueller.
  • Linha Anta Gorda Alta. Inseminador:Valter Pesamosca
  • Linha 43, Poço Torto e São Pedro.Inseminadores: Claudir Berndt e Jucenir Perin.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Riqueza