Inverno exige cuidados para prevenir doenças do frio

RIQUEZA – Segundo o médico Diogo Wenczenovicz da Unidade Sanitária, os munícipes riquezenses devem redobrar os cuidados e se prevenir contra as doenças típicas de inverno, pois nesta nova estação são mais comuns os problemas respiratórios, gripes, resfriados e alergias. Seu destaque é para duas das doenças que mais atingem a população: Gripe e Resfriado.

De acordo com o Dr. Diogo, tanto a gripe como o resfriado são provocados pela presença de vírus. A diferença é que o vírus da gripe é causada pelo vírus influenza e o vírus do resfriado é causado por outros vírus mais brandos. "A gripe é transmitida por via respiratória e é extremamente contagiosa, pois quando o doente espirra ou tosse, espalha no ar os vírus que poderão ser inalados por qualquer pessoa que esteja por perto", explica.

Muitas vezes a gripe é confundida com o resfriado, porém, as diferenças podem ser percebidas através da tabela abaixo:

Sinais e Sintomas

Gripe

Resfriado

Súbito

Gradual

Febre

Alta > 38º (dura de 3 a 4 dias)

Raramente

Tosse

Seca (pode se tornar produtiva)

Irritativa

Dor de cabeça

Forte

Raramente

Dores musculares

Freqüentemente intensa

Leves

Cansaço e fraqueza

Pode durar até duas semanas

Leve

Exaustão

Precoce e importante

Geralmente ausente

Desconforto no peito

Leve e moderado

Nariz congestionado

Às vezes

Dor de garganta

Às vezes

Comum

Gripe: É uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias – nariz, garganta e pulmões. É causada por um vírus chamado Influenza. Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas. Se não houver complicações pode passar sozinha.

Sintomas: Febre alta, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e inflamação dos olhos.

Prevenção: A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados e aglomerações.

Complicações: Habitualmente a evolução é sem maiores consequências. A gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, bronquite e enfisema pulmonar, principalmente. Pode evoluir para pneumonia e meningite o que em algumas situações leva o paciente à morte.

Tratamento: Deve ser prescrito por um médico. Inclui repouso e boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas como: analgésicos, antitérmicos e descongestionantes podem ajudar.

Resfriado: É uma infecção leve das vias aéreas superiores atingindo principalmente nariz e garganta. Não existe remédio para curá-lo mas podem amenizar os sintomas. Se não houver complicação, tende a passar sozinho em 3 a 5 dias.

Sintomas: Coriza, espirros e febre baixa.

Prevenção: Evitar o frio e as bebidas geladas, não permanecer em ambientes fechados, evitar compartilhar talheres.

Complicações: Pode evoluir para gripe e infecções respiratórias mais graves.

Tratamento: Repouso, líquido e boa alimentação. Se necessário podem ser administrados analgésicos e antitérmicos mas só depois de consultar seu médico.

Prefeitura Municipal de Riqueza