Secretaria de Agricultura realiza seminário sobre Crédito Agrícola

Engenheiros agrônomos esclarecem os procedimentos para a realização de  afinanciamentos

Financiar visando à obtenção de lucros. Esse foi o objetivo do seminário de esclarecimento, realizado na última quarta-feira (9) no Centro Social Urbano de Riqueza. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Renaldo Mueller, o Secretário Municipal de Agricultura, Sadi Saúgo, gerentes de instituições financeiras, presidentes de entidades e engenheiros agrônomos da Administração Municipal.

O seminário foi ministrado pelo engenheiro agrônomo da Epagri de Cunha Porã, Sidinei Simon que explicou detalhadamente todos os procedimentos sobre Plano Sagra, Proagro, Custeio Agrícola e Custeio Agropecuário. Os documentos necessários, o zoneamento agrícola e todos os critérios a serem analisados pelos proprietários rurais antes de aderirem a qualquer financiamento. Conforme o engenheiro, no momento de fazer o projeto técnico é necessário analisar a capacidade de pagamento do produtor. "Muitas famílias são prejudicadas pelo financiamento se afundando em dívidas. Isso acontece simplesmente, por fazerem o projeto técnico na hora errada, sem buscar a devida orientação", explica.

Simon explicou detalhadamente sobre o crédito agrícola, Pronaf Mais Alimentos que possibilita desconto de até 17,5 % na aquisição de tratores de até 75 Cv ou implementos agrícolas. Para fazer uso do Pronaf Mais Alimentos, o agricultor deve comprovar através de projeto técnico ou proposta para investimento, que no mínimo 70% da renda da família é oriunda da atividade a ser financiada.

O programa financia de R$ 7.000 à R$ 100.000,00, taxa de juros de 2% ao ano, com carência de até 3 anos e prazo máximo de pagamento de até 10 anos. O financiamento pode ser usado para produção de açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo, trigo, fruticultura, olericultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.

Para fazer uso do Pronaf Mais Alimentos o produtor rural precisa verificar na Epagri ou Sindicato o mesmo se enquadra no programa. Em seguida deve passar no Banco para atualizar o cadastro, negociar as garantias (hipoteca, aval), pegar a autorização para elaboração do projeto técnico. Posteriormente, deve passar na empresa de revenda de máquinas e implementos e pegar o orçamento/pedido do bem a ser financiado. Na Epagri o produtor deve entregar toda a documentação para o técnico agrícola elaborar o projeto.

Na oportunidade o gerente do Banco do Brasil, Dércio Galon e o gerente do SICOOB de Riqueza, Derli Bizello explicaram aos produtores, que os créditos agrícolas estão disponíveis nos bancos. Bizello garantiu que durante a EFACIR deste ano, o SICOOB estará com uma unidade para atendimento e fornecimento de créditos aos agricultores durante os três dias de festa. "Vamos oferecer ao produtor, a oportunidade de negociar durante a feira e expandir seus investimentos".

Prefeitura Municipal de Riqueza