Feira do Peixe volta a ser realizada em Riqueza

A Associação dos Piscicultores de Riqueza através do Projeto Microbacias II realizou na última quinta-feira (15) a Feira do Peixe no município. A atividade chega à sua 15ª edição no município. Conforme a facilitadora do Projeto Microbacias II, Rudinéia Lazaroto, a atividade acontecerá todos os meses no município. "A feira será realizada uma vez por mês, sempre depois do dia 10. Há cada feira, uma família de piscicultores será responsável pela comercialização dos peixes", explica.

Na feira da última quinta-feira, a comercialização dos peixes ficou sob responsabilidade da família de Marino Serafini, que atua há 14 anos na atividade. Foram comercializados quatro tipos de carpa: capim, húngara, prateada e cabeça grande. Para os interessados em adquirir peixes em horário e dias exteriores à feira, podem se dirigir à propriedade da família Serafini na comunidade de Iracema. Além das espécies de carpas, a família Serafini comercializa filé de tilápia sob encomenda.

A próxima feira em Riqueza está agendada para o dia 13 de novembro, às 11h40 no local da tradicional Feira Livre. A Associação dos Piscicultores de Riqueza é composta por cerca de 30 famílias, atuando ativamente há três anos no município. A associação também estará presente na 3ª EFACIR comercializando em estande próprio, pastel de peixe e filé de tilápia. A 3ª EFACIR acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Parque do CTG Sem Fronteiras de Riqueza.

A Associação dos Piscicultores de Riqueza descreve alguns dos benefícios da inclusão da carne de peixe na alimentação do ser humano:

• A carne de peixe é muito nutritiva e saudável e deve estar sempre presente na alimentação humana. O peixe é rico em proteínas, minerais, vitaminas e elementos vitais para o ser humano.
  • O peixe é rico em proteínas, tem grande quantidade de minerais entre eles cálcio, fósforo, iodo, ferro, zinco, sódio, cobre e cobalto. É também fonte das vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E.
  • A maior parte das gorduras dos peixes é insaturada, dependendo da espécie de peixe, a gordura pode representar somente 1% do peso da carne.

A carne de peixe possui um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3. Esse elemento ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares no organismo. O ômega 3 auxilia também, na regeneração de células nervosas, no combate à depressão e nos distúrbios do sono. Por atuar no sistema nervoso, o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

Prefeitura Municipal de Riqueza