2ª Mostra da Bezerra é tema de palestra em Riqueza

Expositores são instruídos quanto aos critérios avaliativos do julgamento

Há menos de 30 dias para a 3ª edição da EFACIR, Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Riqueza, o Departamento Municipal de Agricultura promoveu no último dia 27, uma palestra com os expositores da Mostra da Bezerra, que chega neste ano à sua 2ª edição. A atividade foi desenvolvida no Pavilhão Católico de Riqueza com a presença de mais de 30 expositores. A reunião foi ministrada pelo médico veterinário Odagildo Vacarin da empresa Tortuga.

Na ocasião, o veterinário explicou sobre os procedimentos para a exposição dos animais na feira e os critérios a serem avaliados pelos julgadores. Ele comentou sobre a importância da nutrição animal e a correta forma de criação das bezerras. Segundo ele, os animais são analisados detalhadamente pelos jurados. "O animal não pode ser gordo demais, nem magro demais. Gordura não é sinônimo de animal bonito". Ele também explicou aos presentes sobre a maneira correta de conduzir os animais durante a Mostra. "O adestramento das bezerras deve ser feita com antecedências nas propriedades, para que os mesmos sejam bem conduzidos durante a exposição", destaca. Na reunião ficou definida também a realização do Torneio Leiteiro, integrado à 2ª Mostra, durante a 3ª EFACIR, com a participação de animais da raça holandesa do município.

A atividade contou com a presença do prefeito municipal, Renaldo Mueller que parabenizou o departamento pela iniciativa e agradeceu a presença do veterinário Vacarin pelas prestativas informações repassadas aos expositores. O prefeito também ressaltou a importância da EFACIR na valorização aos produtores leiteiros. "A realização desta 2ª Mostra da Bezerra tem o objetivo de destacar o crescimento da produção leiteira no município. O público vai se surpreender com a qualidade dos rebanhos desta 2ª edição. Qualidade essa incentivada e subsidiada pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do programa de melhoramento genético", enfatiza.

Prefeitura Municipal de Riqueza