Riqueza vive EFACIR 2009

É neste dia 4, 5 e 6 de dezembro no Parque do CTG Sem Fronteiras

O município de Riqueza já vive a EFACIR 2009, Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial que acontece dentro de poucos dias. Organizadores e população em geral finalizam os preparativos para a 3ª edição de um evento que tem a sua programação alicerçada na agregação de valor ao trabalho, à atividade e ao talento do povo riquezense. O lazer e o entretenimento estão presentes na realização do 15º Rodeio Crioulo, no Encontro de Corais e nos grandes shows musicais durante os três dias de evento.

Conforme o patrão do CTG Sem Fronteiras de Riqueza, Romildo Ferraboli foram realizadas reformas e melhorias na sede do CTG Sem Fronteiras, local onde acontece a 3ª EFACIR. A área se localiza na saída para à comunidade de Cambucica. "Foi feito melhorias nos sistemas de luz, água, assim como na área de corrida dos cavalos, na reposição do gado". Conforme ele, a expectativa é grande quanto ao número de participantes. "A nossa expectativa é contar com a presença de mais de 50 CTGs de municípios dos três estados do Sul, num total de mais de 70 equipes. Já estão confirmadas equipes do Paraná, litoral de Santa Catarina e de toda região oeste", ressalta.

Ele destaca também como um dos pontos mais fortes do rodeio, a premiação. Segundo ele, uma das melhores que já houve em rodeios da região. "Para o primeiro colocado da categoria Laço Dupla, o prêmio será uma moto zero km. Na categoria Laço Equipe, o prêmio é de até R$ 1.000,00", destaca.

O Encontro Regional de Corais, abre a 3ª EFACIR no dia 4, a partir das 17h na Igreja Católica de Riqueza. Os organizadores esperam a presença de mais de 20 corais da região. Logo após a solenidade de abertura, o Coral Italiano de Riqueza promoverá um jantar à base de Costelão. Conforme os organizadores, a previsão é de que sejam vendidos de 400 à 500 fichas para a janta. "Os interessados na aquisição de fichas para o Costelão, podem fazer a reserva das mesmas com antecedência. As fichas já estão a disposição dos interessados no Skina.Br e na Confecção Letiana de Riqueza", destaca Ferraboli.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Fabiano Arnhold confirma a realização no sábado, dia 5, do 1º Torneio Leiteiro, na integração à 2ª Mostra da Bezerra. "A prova será realizada em três etapas, iniciando no sábado às 17h. Na madrugada de domingo, a partir da 1h da manhã será realizada a 2ª etapa e às 9h acontece a 3ª e última etapa. O animal que ao final das três provas produzir mais leite, vencerá a disputa", explica. Ele confirma também a presença de 56 bezerras na Mostra. Durante solenidade de Abertura, o Coral Municipal fará a apresentação do Hino de Riqueza, que será na mesma noite, oficializado.

No sábado acontece um super show com a banda Garotos de Ouro, a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes locais: em Riqueza no Skina.Br e Restaurante Zuffo; em Caibi, no Cantinho do Jota; em Mondai na Cantina; em Palmitos no André Lanches e em Iporã do Oeste no Restaurante Alternativo. Para encerrar a noite, a banda Sagytaryus volta ao palco para envolver o público até o amanhecer.

Um almoço inovador promete incitar a curiosidade do público no domingo, dia 6. Na oportunidade será preparado um bovino recheado (assado por inteiro em forno específico). As fichas para o almoço já podem ser adquiridas no Restaurante Zuffo em Riqueza. O domingo prossegue com as provas finais do rodeio, encerrando às 20h ao som da Banda Sagytaryus. A Comissão Organizadora do 3ª EFACIR convida a população regional a desfrutar de três dias de muita alegria, integração e diversão. A estrutura promete ser ampla e aconchegante para recepcionar com hospitalidade o público participante.

Sexta-Feira – 04/12

17h – Encontro de Corais

19h – Início do XV Rodeio Crioulo

20h – Solenidade de Abertura da 3ª EFACIR