Agricultores participam de Curso sobre Tratamento de Madeira

Por solicitação da comunidade de Linha Riqueza, a Microbacia Rio Iracema, Epagri e Prefeitura Municipal, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos e Senar, realizaram curso de tratamento de madeira na comunidade.

O curso foi realizado nos dias 15 e 16, com o objetivo de tratar palanques para cerca, pontaletes para fazer cerca elétrica e postes de eucalipto e uva Japão. Segundo o instrutor Reginatto do Senar, o tratamento de madeira consiste em empregar substâncias químicas em peças de madeira  para proteger da ação de fungos e insetos que podem provocar o seu apodrecimento e depreciação. "É um método simples e barato, podendo aumentar a vida útil da madeira em 5 a 7 vezes", complentou Reginatto.

No curso o instrutor ressaltou a importância de fazer o tratamento na época certa, seguindo as orientações para a eficiência do tratamento. Para os palanques e pontaletes foi utilizado o método de substituição de seiva, que é realizado com a madeira recém cortada e descascada, utilizando preservativos hidrossolúveis, permanecendo até 15 dias, podendo ser realizado na primavera e verão. Para os postes com mais de 3,5 metros de comprimento  foi realizado o método por pressão hidráulica, onde a seiva é substituída pela aplicação de uma pressão. O tempo do tratamento é de 3 dias, deixando secar por 30 a 50 dias, podendo ser realizado todo ano.

Na avaliação dos participantes o curso foi muito importante pois aumentará a vida útil de cercas e postes na propriedade, comenta a Extensionista da Microbacia Eng. Agr. Rudinéia Lazaroto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Riqueza