Avaliação Nutricional está sendo realizada na rede municipal

Foi realizada nos Centros Municipais de Educação Isabel Bassani e Nedyr Spezzatto, e no Centro Municipal de Educação Infantil Gessy Spier Averbeck, a Avaliação Nutricional dos alunos, com o objetivo de avaliar o perfil antropométrico dos estudantes.

A avaliação de crianças é uma forma de analisar o estado nutricional, planejar ações de promoção à saúde, prevenir doenças e realizar o tratamento precoce.

O método mais simples para se conhecer o estado nutricional é a avaliação antropométrica, que se ocupa da medição das dimensões físicas e a composição do corpo humano em diferentes idades e distintos graus. Entre as medidas antropométricas, o peso e a altura são referidos como as medidas mais sensíveis e específicas para a avaliação do processo de crescimento e desenvolvimento e, portanto, avaliação do processo nutrição e saúde.

Segundo a nutricionista do município, Francine Riese Berger, é de grande importância conhecer o estado nutricional dos alunos frequentadores da rede municipal de ensino, “pois através desta avaliação podemos observar o equilíbrio entre os nutrientes ingeridos e o gasto energético, sendo este um indicador de saúde das crianças, influenciando no seu processo de crescimento e aprendizado”.

Estas avaliações são realizadas a cada semestre e esta atividade também faz parte da manutenção do Programa Saúde na Escola. Posteriormente à avaliação, os pais são informados do estado nutricional de seu filho e quando necessário lhe é sugerido um acompanhamento individualizado com nutricionista.