Plano Municipal de Cultura é apresentado oficialmente

A Administração Municipal de Riqueza, por meio do Departamento de Cultura, promoveu na tarde da última segunda-feira (08) uma reunião com o Conselho Municipal de Política Cultural. O objetivo foi realizar, oficialmente, a apresentação do Plano Municipal de Cultura aos membros do conselho.

O encontro contou com a presença das Dirigentes do Departamento de Cultura, Cecí Slaviero e Aline Silva; do Vice-Prefeito, Leandro Alba; do Vereador, Claudecir Cecatto; de Carmen Salvini e Fernanda Bem, da Empresa Catavento Produção Cultural de Pinhalzinho; além dos conselheiros municipais de cultura.

Correspondente ao período de 2018 a 2028, o Plano propõe o desenvolvimento de uma Política de Cultura alinhada entre as três esferas governamentais. A elaboração do documento segue orientações do Ministério da Cultura (MinC) e busca instituir um mecanismo norteador para a política cultural, por meio do Sistema Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Política Cultural e do Plano Municipal de Cultura.

O Plano Municipal de Cultura é pensado como um mecanismo que melhore a vida dos cidadãos, permitindo dinamizar e garantir o acesso à cultura em diversos segmentos. Desta forma, foi estruturado ouvindo os anseios da comunidade e apresenta perspectivas de valorização da cultura popular tradicional, acesso a novas tecnologias e conceitos de interação em cultura, além de salvaguardar a riqueza e a diversidade do patrimônio cultural do município.

Conforme a Diretora do Departamento de Cultura, Cecí Slaviero, “o trabalho de elaboração do plano foi executado pelo departamento, com a assessoria da empresa Catavento Produção Cultural. Além disso, houve uma participação ativa da comunidade no Fórum de Cultura, na Reunião de Setoriais e na Conferência de Aprovação do Plano Municipal de Cultura”.

A Subdiretora de Cultura, Aline Silva, explica que “o Departamento de Cultura e a Administração Municipal almejam que a população possa interagir com todas as propostas que foram transformadas em metas no documento. Também que possa colaborar na execução, assumindo responsabilidades na concretização do sonho de valorizar a cultura de nosso município e desenvolvê-la para todas as gerações, contribuindo assim na melhoria da qualidade de vida e no acesso aos bens e serviços culturais”.

Neste sentido, o Conselho Municipal de Política Cultural seguirá com a realização de reuniões periódicas, visando a abordagem do tema. O conselho é composto por representantes da Sociedade Civil de diversos segmentos culturais do município e também pelo Poder Público.

Jornalista Andrieli Severo

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza