Alunos de 05 a 09 anos passam por exames de Tracoma em Riqueza

No início deste mês, a Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, cumpriu um cronograma de exames de Tracoma em Riqueza. As análises foram realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com todos os alunos que possuem de 05 a 09 anos.

De acordo com a Enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Suellen Fincato, as avaliações foram realizadas por profissionais da Gerência Regional de Saúde e aconteceram no dia 05 de novembro, pela parte da manhã, e no dia 13 de novembro, à tarde, nas escolas municipais da cidade e de Vila Cambucica.

Conforme as informações, o Tracoma é uma doença inflamatória, bacteriana e transmissível, que atinge a mucosa ocular, causando lacrimejamento, sensação de ardência, coceira e comprometimento da visão. É uma doença que atinge principalmente as crianças e, se não tratada corretamente, pode causar cegueira.

Dez dos alunos examinados tiveram resultado positivo para a doença. Nestes casos, receberam um bilhete (que deve ser entregue aos pais) com orientações para o encaminhamento do tratamento gratuito. É importante que os pais fiquem atentos e procurem a Unidade Básica de Saúde o mais breve possível.

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa