Soluções para amenizar efeitos da estiagem são abordadas em reunião

Na manhã da última quinta-feira, dia 10 de dezembro, representantes da Administração Municipal, Secretaria de Agricultura, Departamento de Captação de Recursos, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Epagri de Riqueza reuniram-se no Gabinete do Prefeito Capela para discutir a respeito dos efeitos da estiagem no município.

De acordo com as informações, o principal objetivo do encontro foi o apontamento de soluções que visam amenizar os impactos causados pela estiagem – que trouxe sérios prejuízos ao município nos últimos meses. Dentre as medidas, as principais envolvem a distribuição de sementes de milho aos agricultores, bem como a possível destinação de recursos para perfuração de poços artesianos e distribuição e captação de água.

No que se refere às sementes de milho, a distribuição está sob responsabilidade da Epagri, conforme critérios estabelecidos pelo Governo Estadual. A primeira etapa já foi realizada e alguns agricultores já foram beneficiados. Agora, aguarda-se para saber se haverá liberação da segunda etapa, para que novos produtores sejam contemplados.

Existe, também, a possibilidade de que recursos sejam destinados para solucionar problemas  com o abastecimento de água, o que deve ser gerenciado pela Administração Municipal e Epagri, em parceria com agricultores. Os procedimentos para a captação destes recursos devem ser divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, mas ainda não há previsão de datas para que isso ocorra.

Andrieli Severo

Assessora de Impresa