Feira do Peixe foi um sucesso

RIQUEZA – Os piscicultores do município, Secretaria da Agricultura e Projeto Microbacias 2, com o apoio da Epagri promoveram no último dia 19, a Feira do Peixe.

O objetivo foi fomentar a comercialização do peixe local e destacar a importância do consumo da carne de peixe na dieta alimentar.

Segundo os organizadores, foram comercializados cerca de 400 kg de peixe como: carpa prateada, cabeça grande, capim e húngara espelho, pesando em média, três quilos cada.

Na avaliação dos piscicultores a feira foi positiva e superou as expectativas. Segundo os piscicultores Salete e Nerci Grafetti, a feira foi muito importante na divulgação da venda do peixe. "Os consumidores precisam conhecer as espécies de peixe, pois falta muita informação do sabor e a importância do consumo desta carne", comentou Grafetti.

Após avaliação foram apontadas sugestões para melhor divulgação da feira e da importância do consumo do pescado. A feira contou com a participação na organização, do Secretário da Agricultura Valmor Rigo, Técnicos e Agrônomos do Projeto Microbacias 2, Epagri e Secretaria da Agricultura, bem como, do Sr. Neri Otto da Epagri de Mondai que apoiou e forneceu assistência técnica aos piscicultores e o Médico Veterinário Dagoberto Brito do Icasa/Cidasc de Mondai.

Dicas dos Organizadores:

A carne de peixe é muito nutritiva e saudável e deveria estar sempre em nossa alimentação. O peixe é rico em proteínas, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, B1,B2, B6, C, D e E.

Ainda, encontramos elementos minerais vitais para o ser humano, como o sódio, ferro, cobre e zinco, entre outros. A carne de peixe apresenta uma grande qualidade que nem sequer existe nas carnes vermelhas: a presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

Auxilia, também, na regeneração de células nervosas, influindo no combate à depressão e distúrbios do sono. Por atuar no sistema nervoso, o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

Prefeitura Municipal de Riqueza