Comunidade Riquezense auxilia na elaboração do Plano Plurianual da Administração

A Administração Municipal de Riqueza promoveu no mês de setembro a coleta de sugestões junto à população para a elaboração do PPA, Plano Plurianual da Administração e o LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias do município para o exercício de 2010 à 2013. Foram realizadas cinco audiências no município abrangendo todas as comunidades. O roteiro iniciou com a audiência na Anta Gorda Alta no último dia três, Linha Consoladora no dia 10, Linha Vila Nova dia 14, na Linha Cambucica dia 16 e no dia 23 na cidade.

Durante audiências, o contador da Prefeitura Municipal, Juliano Bortolanza apresentou o balanço orçamentário da Administração Municipal de janeiro à agosto deste ano: arrecadação, investimentos e despesas do município em todos os departamentos municipais. Para ilustrar a prestação de contas foi apresentado em cada audiência, um vídeo institucional das obras e ações municipais dos últimos meses. Conforme Mueller, a comunidade riquezense colaborou de forma significante na elaboração do PPA. "O roteiro de audiência pelo interior do município foi de fundamental importância para entendermos as principais necessidades de cada comunidade. A partir delas, a equipe técnica da Administração Municipal vai elaborar o PPA até o final do mês de outubro, direcionando os investimentos futuros do município", afirma.

O prefeito municipal também afirma que a cada ano será feita a avaliação do PPA, quanto ao cumprimento das metas propostas. Segundo ele, várias ações sugeridas pela comunidade já estão no Plano Estratégico da Administração. "Algumas dessas obras seriam realizadas neste ano, mas foram prorrogadas em função da queda de receita do município, com a extinção do imposto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)", destaca o Mueller.

Ele garante que algumas das sugestões serão colocadas em prática nos primeiros meses de 2010. Dentre elas três metas seguem como prioridade. A primeira delas é levar água potável em rede para todas as comunidades do município. A segunda é continuar a pavimentação asfáltica nas ruas da cidade, construindo também calçamentos nas ruas que ainda não possuem. Outra meta prioritária é a construção de mais pavilhões industriais. "Muitas empresas do município pretendem ampliar sua estrutura e dependem da concessão dos pavilhões industriais, assim como empresas de fora que pretendem se instalar no município. O investimento no ramo industrial contribui de forma decisiva no aumento da renda do município, assim como na geração de emprego à população", ressalta o prefeito.

O prefeito agradece a participação da população nas audiências e de toda a equipe municipal que auxiliou na realização das audiências. Ele ressalta que encontros como estes devem ser realizados periodicamente. "É importante a população acompanhar as ações da Administração Municipal, especialmente conhecendo o destino que é dado ao dinheiro público", diz. Ele acredita que a participação direta de vereadores nas audiências também deve contribuir na votação dos projetos de lei que serão encaminhados à Câmara a partir do ano que vem, e que serão decisivos na concretização das ações do PPA.

Prefeitura Municipal de Riqueza