Aulas de dança são incentivadas entre jovens e crianças riquezenses

Administração Municipal oferece aulas de dança gratuitamente há mais de 40 alunos

A atividade física é um dos principais indicadores de saúde do ser humano. Desenvolver a regularidade da atividade física entre crianças e jovens é uma tarefa a ser incentivada pelos adultos, especialmente os pais. Pensando nisso, a Administração Municipal de Riqueza, através do Departamento de Promoção Social oportuniza às crianças e jovens do município, o exercício físico através da dança, de forma totalmente gratuita.

Conforme a professora de dança Eliane Daí Prai, a dança trabalha com grande eficiência o lado emocional do ser humano. "O melhor exercício é aquele que se pode fazer regularmente. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa", explica Eliane. Cerca de 40 alunos de seis à 16 anos participam do curso que iniciou no último dia 12. As aulas acontecem todos os sábados pela manhã no Centro Social Urbano. São ensinadas aulas de dança de salão nos estilos mais populares. "A dança proporciona ao indivíduo coordenação motora, lateralidade, desinibição, socialização e naturalmente descontração", afirma Eliane.

O curso deve se estender por cerca de dois meses no município. As crianças e jovens, dentro da faixa etária citada acima, podem participar se dirigindo todos os sábados de manhã ao Centro Social Urbano, às 8h30 para freqüentar as aulas. Eliane ressalta que, a dança cumpre um papel fundamental na auto-estima das crianças e adolescentes. "A dança é uma ótima atividade no combate à timidez, a depressão, na aceitação do seu corpo, no desprendimento dos medos e preconceitos. A criança pode sofrer uma grande transformação emocional, a partir do momento em que se integra à uma atividade física que lhe ofereça prazer", explica.

Para a professora, que também trabalha aulas de dança com os idosos do município, a atividade física deve ser incentivada desde à infância. "Despertar o gosto pela atividade física na criança, especialmente a dança, tende a estimular a prática na vida adulta e isso tende a se estender até a 3ª Idade. Estudos científicos comprovam que o exercício físico regular pode prolongar a vida, tornando-a mais saudável e alegre", conclui.

Prefeitura Municipal de Riqueza