Riqueza realiza 1° Seminário de Piscicultura

A Prefeitura Mmunicipal, através da Secretaria da Agricultura do município e a Associação Riquezense de Piscicultores realizaram o Seminário de Piscicultura no último dia 24 de março, ás 14:00 horas, no Centro Social Urbano de Riqueza.

O público presente foi de aproximadamente 90 piscicultores do município. Na abertura do evento, o Prefeito Renaldo Mueller falou da importância da realização do Seminário para a atividade de piscicultura destacando o apoio da Prefeitura com a realização das feiras mensais do peixe vivo.

Durante o seminário o Engenheiro Florestal Sergio Machry repassou informações sobre a legislação ambiental e o licenciamento da atividade de piscicultura. Após, o gerente da agencia do Banco do Brasil Décio Gallon comentou sobre as linhas de crédito da piscicultura e a importância do comprometimento do piscicultor e a assistência técnica na atividade.

A Engenheira Agrônoma Rudinéia Lazarotto, apresentou os trabalhos realizados pela Associação Riquezense de Piscicultores e a demanda dos pescados no município, bem como a potencialidade na produção de peixes.

O instrutor Nilo Bortoli, assessor do Ministro da Pesca Altemir Gregolim falou sobre os programas do Ministério da Pesca e Aqüicultura, fomentando a demanda de pescados do Brasil e região. O Instrutor Engenheiro Agrônomo Osmar Tomazelli falou sobre policultivo de peixes, desde o manejo dos açudes até a alimentação.

O Instrutor Médico Veterinário Jorge de Mattos Casaca falou sobre o Peixe Verde, a importância da produção da carpa capim com as demais espécies, a alimentação alternativa, como o mata campo, folha da bananeira, azevém, rama de mandioca, ramin, nabo forrageiro, papuã, inhame, cana, sorgo, milheto, ervilhaca, capim elefante que podem ser fornecidos como alimentos para carpa capim.

Após a equipe da Epagri de Chapecó fez a entrega de equipamentos para a Associação. Ao final houve degustação de filés de tilápia e carpas produzidas no município.

O Seminário contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Epagri,Projeto Microbacias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil S.A e Ministério da Pesca e Aqüicultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Riqueza