Curso de Inclusão Digital para idosos encerra em Riqueza

Foram realizadas nos dias 24 e 25 de janeiro, quinta e sexta-feira, no Centro Social Urbano de Riqueza, as aulas de encerramento do curso de Inclusão Digital voltado à iniciação à informática para a terceira idade. O programa foi dividido em seis encontros e contou com a participação de onze idosos do município.

Segundo a Diretora de Assistência Social, Valdete Lenkner, as aulas tiveram início em setembro de 2018 e foram uma oportunidade para que os idosos desenvolvessem habilidades para o uso de smartphones e computadores. “Os idosos demonstraram muito comprometimento com o curso. Agora eles podem se comunicar melhor com os filhos e parentes que moram longe, por exemplo, algo que era muito difícil a alguns anos atrás”, comenta.

Esta aproximação com a família foi percebida por Carmem Alba Furlanetto, de Linha Vila Nova, uma das participantes do curso. Ela afirma que o contato, principalmente com os filhos e irmãos, se tornou mais frequente: “Faz mais ou menos um ano que eu utilizo celular e internet, mas depois do curso eu consigo ter mais facilidade para mandar mensagens, vídeos e áudios. Ligação por telefone fixo sempre saía muito mais caro, então a gente se comunicava bem menos, agora está muito mais fácil”.

Considerando estes benefícios da inclusão digital para a terceira idade, o Departamento de Assistência Social está com novos projetos para o ano de 2019. A intenção é de que, no decorrer do ano, sejam abertas novas vagas para a formação. “Nós pretendemos fazer mais seis cursos, um para cada Grupo de Idosos. Temos grupos em Anta Gorda Alta, Cambucica, São Roque, Consoladora, Vila Nova e Riqueza, no decorrer do ano todos receberão a oportunidade de participar”, explica Valdete.

O curso de inclusão digital é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Riqueza – através do Departamento de Assistência Social e Secretaria de Agricultura – e o Sindicato Rural – ligado ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e à FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) – com apoio da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Riqueza.