Agricultores participam de treinamento sobre segurança e saúde no trabalho

Durante os dias 22, 23 e 24 de outubro, agricultores do município de Riqueza participaram de um treinamento sobre segurança e saúde no trabalho. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Fumageira JTI (Japan Tobacco Internacional) e Sindicato dos Produtores Rurais.

Na oportunidade, as informações foram repassadas pelo instrutor do Senar, Ivaldino Reginatto, por meio de encontros realizados no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Totalizando a carga horária de 20h, a capacitação teve como principal objetivo incentivar o agricultor a proteger sua família dos acidentes de trabalho que podem ocorrer no meio rural.

Conforme Reginatto, “a participação dos produtores certifica-os com relação à NR 31, do Ministério do Trabalho, que visa aumentar a segurança e a saúde do produtor rural e de sua família. A normativa foi promulgada em 2006, com prazo de dez anos, mas poucos produtores fizeram. Assim, o Governo Federal prorrogou até 2020 e as empresas fumageiras já estão promovendo cursos e certificando os produtores”.

A agricultora Veronica Lopes, de Linha Iracema, é uma das participantes dos encontros: “Participei das reuniões junto com meu esposo. Sou mulher e vou todos os dias para a lavoura, então achei muito importante participar. A gente não tinha o costume de utilizar os equipamentos de proteção, mas com este treinamento aprendemos que precisamos deles e a partir de agora vamos utilizar”.

Leonir Sbaraini, de Linha Cambucica, também é um dos agricultores que estiveram na capacitação. “Como agricultor, a gente trabalha de um jeito, mas quando participa de um curso destes, vê a diferença. Muitas vezes pensamos que estamos utilizando um agrotóxico de maneira correta e depois vê que está totalmente errado. Só temos a ganhar com esse curso, pois o risco do veneno é grande e as consequências podem ser pesadas”, explica.

Jornalista Andrieli Severo